Sustentabilidade – Lideranças

Sustentabilidade – Lideranças

A sustentabilidade é uma necessidade para o sucesso do negócio Lideranças nas empresas precisam entender e praticarem o modelo sustentável.  

Remuneração de líderes precisa de elo com sustentabilidade  

Sustentabilidade não pode ser uma área isolada dentro da empresa, ou seja, ela tem que ser central na estratégia dos negócios, não pode ser uma área isolada, para fazer algumas doações durante o ano e achar que resolveu o problema,  

Tem que estar presente em discussões com conselhos, com time de liderança,em outras palavras, tem que fazer parte até do ponto de vista de como remunerar seus executivos.  

O resultado de uma pesquisa global feita pelas Nações Unidas que mapeou 55 executivos de grandes empresas com atuação modelo em sustentabilidade mostrou, certamente,  ser possível definir uma serie de padrões na atuação destes profissionais. 

Sustentabilidade – Lideranças

 Chegou-se a algumas características em comuns:  

Todos têm uma mentalidade sustentável, mas isso não é suficiente. Ou seja, são líderes inclusivos que incluem os stakeholders na mesa para tomada de decisão; trazem pontos de vista diferentes, são inovadores e disruptivos. 

Portanto, a ideia foi traçar o perfil e as habilidades desses CEOs e membros de conselho para acelerar o desenvolvimento de novas lideranças sustentáveis.  

Caminho para sustentabilidade nos negócios  

O estudo publicado pelo Pacto Global e a Russell Reynolds traz, acima de tudo, ser necessário que as empresas atuem em quatro medidas para a inclusão real da sustentabilidade no negocio. 

São elas: seleção de seus lideres, planejamento sucessório da organização, forma de remunerar com metas claras e desenvolvimento de talentos.  

Sustentabilidade – Lideranças

Algumas empresas já trabalham com bônus do resultado financeiro para os executivos usando na composição atributos de sustentabilidade, diversidade e inclusão.  

Outras empresas trabalham com um multiplicador e deflator no bônus, ou seja, avaliam-se as pessoas pela adesão aos valores, que pode ser quebrado em comportamentos.

Como resultado, pode multiplicar o bônus em 1,2x ou as piores notas nesses valores é um deflator. Sente no bolso se está mais ou menos aderente aos valores da sustentabilidade.  

Demissões acontecem por não adesão aos valores da sustentabilidade.  

Um exemplo: 

No serviço público existe uma barreira contra a compra sustentável, certamente, pela falta de engajamento dos servidores. 

Em uma avaliação de gestores e analistas de sustentabilidade de cerca de 50 organizações públicas e empresarias no Brasil, boa parte deles já envolvidas em fóruns de sustentabilidade, destacam alguns tipos de entraves: informal, financeiro e estrutural/gerencial.  

A primeira barreira remete ao grau de familiaridade dos profissionais da área de compras com as políticas de sustentabilidade. 

 Esse ponto foi relevante para 11 organizações públicas e 8 privadas,que alegaram a falta tanto de profissionais qualificados como da capacitação dos atores envolvidos no processo de compras.  

Falta de profissionais qualificados ou envolvidos com os princípios da sustentabilidade.  

Após a pandemia, aumenta a importância de trabalhar por um mundo mais sustentável e menos desigual e aumenta a necessidade de lideranças preparadas e comprometidas com a sustentabilidade.  

 

Sustentabilidade – Lideranças 

Fontes: www.comprasustentavel.com.br 

www.uol.com.br/ecoa 

Recommended Posts