ISO 20400, O que é a ISO 20400?

As decisões de compra de uma organização não só afetam a própria organização, mas também a economia, o meio ambiente e a sociedade. Então, o mundo não seria um lugar melhor se elas fossem feitas de forma sustentável?

O que uma organização compra, de quem compra e como usa os bens e serviços comprados, pode ter uma enorme influência em tudo, desde o desempenho e o bem-estar dos funcionários até a reputação e as relações com as partes interessadas. Por esta razão, a função de compra de uma organização pode desempenhar um papel fundamental na responsabilidade social e ajudar a integrá-la ao nível da governança. As compras compõem geralmente uma parte substancial do orçamento de uma organização. Só no setor público, representa cerca de 12% do PIB e 29% das despesas públicas nos países membros da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). A ISO 20400 – Compras sustentáveis – Diretrizes, fornece orientação para organizações que desejam integrar a sustentabilidade em seus processos de compras. Trata-se de uma aplicação setorial da ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social, que complementa, centrando-se especificamente na função de compra.

O que é compra sustentável?

O que é compra sustentável? A compra sustentável é o processo de tomada de decisões de compras que atendam às necessidades de uma organização para bens e serviços de uma forma que beneficie não só a organização, mas a sociedade como um todo, minimizando seu impacto no meio ambiente. Isto é conseguido assegurando que as condições de trabalho dos funcionários e de seus fornecedores sejam decentes, que os produtos ou serviços adquiridos sejam sustentáveis, sempre que possível, e que questões socioeconômicas, como a desigualdade e a pobreza, sejam tratadas.

O que é a ISO 20400?

A ISO 20400 fornece diretrizes para integrar a sustentabilidade nos processos de compras de uma organização. Dirigido aos principais gestores e diretores da função de compras, cobre os aspectos políticos e estratégicos do processo de compra, nomeadamente como alinhamento dos contratos com os objetivos e metas de uma organização e criação de uma cultura de sustentabilidade. A norma define os princípios de compras sustentáveis, incluindo a prestação de contas, a transparência, o respeito pelos direitos humanos e o comportamento ético, e destaca considerações-chave como a gestão de riscos e a definição de prioridades. Abrange também várias fases do processo de adjudicação, definindo os passos necessários para integrar a responsabilidade social na função de compra.

Quais os benefícios que isso trará para minha organização?

Ao implementar a norma ISO 20400, sua organização contribuirá positivamente para a sociedade e para a economia ao tomar decisões de compras sustentáveis e incentivar os fornecedores e outras partes interessadas a fazerem o mesmo.

A norma ajudará você a reduzir seu impacto no meio ambiente, abordar questões de direitos humanos e gerenciar as relações com fornecedores, ao mesmo tempo em que harmoniza os custos globais de longo prazo e melhora o desempenho de sua compra, dando assim à sua organização uma vantagem competitiva.

O uso da norma ajudará a melhorar a comunicação entre os contratados e todas as partes interessadas e promoverá relações mutuamente benéficas. Também harmonizará a função de compra melhorando as relações com os fornecedores e reduzindo os riscos na cadeia de suprimentos, como interrupções devido à retirada do produto ou falha do fornecedor. Além disso, a ISO 20400 é uma ferramenta útil para aumentar a produtividade, otimizar os custos e estimular a inovação no mercado.

Para quem é a ISO 20400?

A ISO 20400 destina-se a organizações de todos os tamanhos, tanto no setor público como no privado, pois se aplica a praticamente todas as decisões de compra de material de escritório, fornecedores de energia, materiais de construção e muito mais.

Como se relaciona com a ISO 26000 para responsabilidade social?

A compra sustentável é um aspecto fundamental da responsabilidade social. A ISO 26000 foi a base da ISO 20400, nos mesmos princípios e assuntos centrais dos direitos humanos, práticas de trabalho e práticas comerciais justas. Como tal, a ISO 20400 ajudará os indivíduos que trabalham em compras a integrar os princípios de responsabilidade social descritos na norma ISO 26000 no processo de compra.

E quanto à certificação?

A ISO 20400 fornece diretrizes, não requisitos. Por conseguinte, não se destina a fins de certificação.

Como posso começar com a ISO 20400?

Para obter o máximo da ISO 20400, vale a pena considerar o seguinte antes de começar:

• Examine sua “cultura de compra” Como você compra e de quem você compra? Quanto controle você tem sobre os riscos de seus fornecedores, como ruptura de estoque? Suas demandas de seus fornecedores são realistas?
• Conheça sua cadeia de suprimentos Avalie o custo da cadeia de suprimentos em sua organização.
Que proporção de sua receita vai para pagar fornecedores? Você conhece seu impacto social e ambiental?
• Pense estrategicamente Considere os riscos e oportunidades de trabalhar mais de perto com seus principais fornecedores – durante todo o ciclo de vida.

• Receba o apoio da alta gerência Assegure-se de que os principais tomadores de decisão e influenciadores estão a bordo e conscientes dos benefícios, oportunidades e possíveis consequências da implementação de compras sustentáveis em sua organização.

Sobre a ISO

ISO (Organização Internacional de Normalização) é uma organização internacional independente, não governamental, com 162* membros de organismos nacionais de normalização.
Através de seus membros, reúne especialistas para compartilhar conhecimento e desenvolver normas internacionais voluntárias, baseadas em consenso e relevantes para o mercado, que apoiem a inovação e proporcionem soluções para os desafios globais.
A ISO publicou mais de 21.500* Normas Internacionais e documentos relacionados que abrangem quase todas as indústrias, desde a tecnologia à segurança alimentar, à agricultura e à saúde. Para mais informações, visite www.iso.org.

Recommended Posts