Os termos técnicos mais usados no Crescimento Sustentável

 

Os termos técnicos mais usados no Crescimento Sustentável

Fique sabendo dos termos mais usados para não passar vergonha!

  1. Agrotóxicos: são produtos químicos utilizados na agricultura para controlar insetos, doenças ou plantas daninhas que causam danos às plantações. No entanto o uso excessivo prejudica os solos e contamina muitas vezes os próprios produtos.

  1. Água: recurso natural que cobre 77% da superfície do planeta, sendo apenas 2,5% doce. Com o desmatamento e a impermeabilização dos centros urbanos o ciclo da água é quebrado prejudicando e por vezes secando lagos e rios. Some-se aos prejuízos a poluição das águas pela agricultura, indústrias, mineradoras e a população humana.
  2. Analise do Ciclo de Vida (ACV): método cientifico que faz o inventario dos fluxos de matéria e energia que entram e saem e avalia os impactos potenciais de um produto ou serviço sobre o meio ambiente,durante todo o ciclo de vida.
  3. Aquecimento Global: termo utilizado para o aumento da temperatura do planeta terra
  4. Aterro Sanitário: termo que designa a técnica de disposição do lixo urbano, que permite a confinação segura em termos de proteção ambiental.
  5. Atributo de Sustentabilidade: para a gestão de compras, destacamos cinco atributos de sustentabilidade: ambientais, diversidade, segurança, direitos humano e aquisições de pequenas empresas locais.
  6. Biodiesel: combustível produzido de fontes renováveis, com vários tipos de matérias primas, como soja, canola, girassol, pinhão-manso, mamona, dendê e gordura animal. Emite menos poluentes
  7. Biodiversidade: assim como o nome sugere, trata-se da diversidade da vida, ou seja, do numero de plantas, animais, fungos e microrganismos existentes na terra ou numa determinada região.
  8. Biosfera: conceito ecológico que designa o domínio de todos os organismos vivos do planeta.
  9. Cadeia de Suprimentos: abrange todas as atividades associadas ao fluxo e transformação de bens desde o estagio de matéria-prima (extração), passando para o usuário final, bem como os fluxos de informações associados.
  10. Cadeia de Valor: conjunto de atividades criadoras de valor, desde as fontes de matérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes, entrega ao consumidor final até a fase pós-consumo. O relacionamento e o engajamento da companhia com seus diversos públicos também podem criar valor
  11. Calota Polar: região que se estende ao redor do polo do planeta, coberta de gelo ou outras substancias congeladas.
  12. Combustíveis Fósseis: são os materiais finitos que se extraem da terra,como o carvão,petróleo e gás natural
  13. Compostagem: transformação dos vegetais em adudo orgânico. É considerada uma forma de reciclagem do lixo orgânico.
  14. Consumo :ato ou efeito de consumir,gasto,extração de mercadorias,aplicação das riquezas na satisfação das necessidades econômicas do ser humano
  15. Custo do Ciclo de Vida: sua avaliação visa endereçar uma otimização do dinheiro quando se tem a propriedade de um bem, levando em consideração todos os fatores de custo de sua vida operacional.
  16. Degradação: a degradação ambiental é a deterioração da qualidade ambiental como consequência da concentração de poluentes no ambiente e outras atividades e processos, como o uso indevido do solo e desastres naturais.
  17. Desenvolvimento Sustentável: aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas necessidades
  18. Desmatamento: devastação de florestas e matas. O desmatamento é prejudicial ao meio ambiente porque resulta na emissão de gás carbônico e outros gases de efeito estufa,o que causa o aumento da temperatura no planeta
  19. Dióxido de Carbono: principal gás causador do efeito estufa. Suas imissões globais aumentam em media 2,5% ao ano.
  20. Ecossistema: é o conjunto dos seres vivos e do seu ambiente físico, incluindo as relações de suas características. O conceito envolve os relacionamentos entre determinado meio ambiente, a água, o solo, a atmosfera e todos os seres vivos- fauna,flora e micro-organismos,mantendo o equilíbrio biológico.
  21. Economia de Baixo Carbono: é parte da estratégia operacional para uma economia verde e inclusiva, com a proposta de ser um modelo que reduza as emissões de gases do efeito estufa.
  22. Economia Verde e Inclusiva: aquela que resulta em melhoria do bem estar humano e da igualdade sócial, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica.
  23. Efeito Estufa: fenômeno que ocorre quando gases, como o dióxido de carbono, atuando como as paredes de vidro de uma estufa, aprisionam o calor na atmosfera da Terra, impedindo sua passagem de volta para a estratosfera.
  24. Emissões: liberação de uma substância, normalmente gasosa, na atmosfera.
  25. Energia: propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho- vigor, força – a energia não pode ser criada, mas apenas transformada – primeira lei da termodinâmica
  26. Energia Solar: energia obtida por meio da transformação da luz do sol
  27. Gases de Efeito Estufa: de acordo com o protocolo de Kyoto, há seis gases que potencializam o efeito estufa e devem ter as suas emissões reduzidas. São eles – dióxido de carbono CO2-metano CH4- hidrofluorocarbono HFC –perflurocarbono PFC – hexafluoruro SF6 –oxido nitroso N2O
  28. Gestão de Compras: segmento da administração de materiais que tem por finalidade suprir as necessidades de materiais ou serviços, planeja-las quantitativa e qualitativamente, verificar o recebimento do que foi comprado, dispor e dispensar adequadamente os produtos.
  29. IBAMA: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
  30. Impacto Ambiental: qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente,afetam a saúde,a segurança e o bem-estar da população,as atividades sociais e econômicas,a biota,as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
  31. Inclusão Social: forma de trazer para a sociedade pessoas que foram excluídas dela e estavam privadas de seus direitos básicos.
  32. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,são considerados três fatores para calcula-lo: educação,longevidade e renda. O IDH varia de 0 a 1, e quanto mais próximo de 1 maior o bem estar de uma população.
  33. Lixo: qualquer resíduo descartado proveniente de atividades humanas no ambiente domestico, industrial ou comercial.
  34. Lógica Reversa: na compra ter a garantia do vendedor de receber o produto de volta para destinação final, após não ter mais utilidade.
  35. Meio Ambiente: conjunto de condições, leis, influencias e interações de ordem física, química e biológicas, que permite,abriga e rege a vida em todas as suas formas.Decreto Federal nº99.274 de 06/06/1990.
  36. Metano: responde por um terço do aquecimento do planeta. O metano é liberado na queima do gás natural, do carvão ou da madeira vegetal e em processo de decomposição de resíduos orgânicos. Criação de gado e plantações de arroz também geram emissão de metano.
  37. Pegada Ecológica: é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Expressada em hectares globais, permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.
  38. Produção mais Limpa: significa a aplicação continua de uma estratégia econômica, ambiental e tecnológica integrada aos processos e produtos, a fim de aumentar a eficiência no uso de matérias-primas, água e energia, através da não geração, minimização ou reciclagem de resíduos gerados em um processo produtivo.
  39. Reciclagem: processo pelo qual o material considerado lixo passa para ser transformado em um novo produto. Os materiais que mais se prestam à reciclagem são o papel, alumínio, vidro e plástico.
  40. Resíduo: termo utilizado para qualquer material,seja gás,liquido ou solido, resultante como escoria, de processos de produção, extração de recursos naturais, execução e utilização de produtos e serviços.
  41. Sustentabilidade: principio segundo o qual o uso atual dos recursos naturais não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

 

  1. Trabalho Infantil: é todo trabalho exercido por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima legal permitida para o trabalho, conforme a legislação do país.
  2. Valor Compartilhado: políticas e praticas operacionais que aumentam a competitividade de uma empresa simultaneamente ao avanço das condições econômicas e sociais nas comunidades em que atua.

 

 

20 fevereiro 2018- 3

Recommended Posts