SAUDE- Metas Globais da ONU

SAUDE- Metas Globais da ONU

 

TABACO

 

 

Danos à saúde:

O tabaco é responsável por cerca de seis milhões de mortes em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o tabagismo seja responsável por 200 mil óbitos ao ano. O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica- resultante da dependência a droga nicotina- e um fator de risco para cerca de 50 doenças, dentre elas, câncer, DPOC e doenças cardiovasculares. Alem de estar associado às doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo também é um fator de risco importante para o desenvolvimento de outras doenças, tais como tuberculose, infecções respiratórias, ulcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, entre outras doenças.

Cigarros:

O consumo de cigarros pode causar diversos danos graves à saúde do fumante e dos que convivem com ele. Os fumantes tem um risco maior de desenvolver as seguintes doenças.

  • Doenças coronárias (como angina e infarto): Os fumantes tem maior probabilidade de morrer por doença coronária, especialmente os fumantes jovens. O tabagismo é responsável por 45% das mortes entre homens e 40% entre mulheres, com menos de 65 anos, por doença coronária.
  • Problemas circulatórios: Os fumantes tem um elevado fator de risco de desenvolver arteriosclerose, envolvendo as artérias da perna, o que leva a dores, dificuldade em caminhar, podendo chegar a gangrena e amputação.
  • Tromboangeite obliterante:distúrbio em que ocorre obstrução completa dos vasos sanguíneos das mãos e pés em consequência de coágulos e inflamação no interior dos vasos.A redução do fluxo sanguíneo para as extremidades pode causar gangrenas e amputação de dedos,pés e pernas. Parar de fumar é a única forma de interromper o avanço da doença, que afeta quase sempre homens de 20 a 40 anos de idade que tem histórico de tabagismo.
  • Aneurisma da aorta: É uma dilatação anormal e localizada da aorta, podendo levar seu rompimento.Pelo menos 80% dos aneurismas da aorta são causados pelo estreitamento das artérias.O desenvolvimento de aneurisma da aorta abdominal é mais comum entre fumantes.Aneurismas podem ocorrer também no cérebro,coração,intestino e outra partes do corpo.
  • Câncer de pulmão: 90% dos causos de câncer de pulmão são de fumantes. O câncer de pulmão é uma doença altamente letal-apenas um pequeno numero de pacientes consegue sobreviver por 5 anos após o diagnostico.
  • Câncer da boca, traqueia, cavidade oral, faringe, laringe e esôfago: Cânceres da cavidade oral são fortemente associados ao tabagismo,principalmente ao uso de charutos e de fumo mascável.
  • Câncer no pâncreas: fumantes e usuários de fumo mascável tem risco maior de desenvolver câncer no pâncreas do que não fumantes. O câncer no pâncreas ocorre devido principalmente á presença de nitrosaminas na fumaça e no tabaco.
  • Câncer nos rins:Evidencias cientificas sugerem a associação entre o fumo e o câncer nos rins.Foi observado um acumulo de cádmio maior nos rins de fumantes do que nos não fumantes.
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica: é uma doença crônica dos pulmões,em que ocorre diminuição da capacidade de respirar devido a obstrução nas vias aéreas.Inclui uma serie de problemas pulmonares como bronquite crônica e enfisema pulmonar.No Brasil ocupa a 5ª posição em causa de morte e 290 mil pacientes são internados anualmente.o fumo é a principal causa da DPOC. 90% dos causos são de fumantes ou ex-fumantes.
  • Pneumonia: é uma infecção nos pulmões causada por infecção bacteriana ou viral. Os fumantes estão mais propensos a infecções do que os não fumantes, pois o fumo prejudica o sistema imunológico.
  • Colesterol alto: Fumantes tendem a ter os níveis de HDL menores e níveis mais elevados de LDL (colesterol ruim).Com isso,aumenta o risco de formação de plaquetas e entupimento das artérias.
  • Osteoporose: caracterizada pela perda de massa óssea, que leva ao enfraquecimento dos ossos,tornando-os vulneráveis á traumas e fraturas.Ocorre mais intensamente em fumantes que em não fumantes.
  • Problemas gastrointestinais: ulceras péptica, que são lesões localizadas no estomago ou duodeno com destruição da mucosa da parede destes órgãos, ocorrem com mais frequência em fumantes do que em não fumantes.
  • Impotência sexual no homem: o risco de disfunção erétil é maior em fumantes. Isso ocorre provavelmente devido a nicotina,que reduz o fluxo sanguíneo para o pênis,por constrição das artérias
  • Problemas na gravidez: são diversos os problemas causados pelo fumo durante a gravidez.

Isso tudo sem mencionar os danos mais sutis à saúde, como cansaço, falta de ar,insônia,envelhecimento precoce,amarelamento dos dentes.

PROIBIDO FUMAR……

 

 

Fonte: ANVISA  –  AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA

Recommended Posts