OMS pede que gorduras trans sejam eliminadas dentro de cinco anos

OMS pede que gorduras trans sejam eliminadas dentro de cinco anos

O mundo é capaz de eliminar as gorduras trans produzidas industrialmente até 2023, disse a OMS ( Organização Mundial da Saúde)na segunda-feira,revelando um plano que afirma evitara 500 mil mortes por ano decorrentes de doenças cardiovasculares.

As gorduras trans são populares entre fabricantes de alimentos fritos, assados e salgadinhos porque tem um prazo de validade longo,mas são ruins para os consumidores,aumentando o risco de doenças cardíacas em 21 por cento e as mortes em 28 por cento,informou um comunicado da OMS.

“ Por que nossas crianças deveriam ter um ingrediente tão inseguro em seus alimentos?”,questionou o diretor-geral da OMS , Tedros Adhanom Ghebreyesus, no comunicado.

Implantar a estratégia da entidade para substituir as gorduras trans, o que inclui divulgar alternativas mais saudáveis e legislar contra ingredientes nocivos, os retiraria da cadeia alimentar e representaria uma grande vitoria contra as doenças cardíacas,afirmou ele.

Vários países ricos já eliminaram virtualmente as gorduras trans estabelecendo limites às quantidades permitidas em alimentos industrializados. Alguns proibiram óleos parcialmente hidrogenados, a principal fonte de gorduras trans produzidas industrialmente, disse a OMS.

“ A gordura trans é um produto químico toxico desnecessário que mata,e não há motivo para pessoas de todo o mundo continuarem sendo expostas” disse Tom Frieden, ex-diretor do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos que hoje comanda a iniciativa Resolve.

No inicio deste mês a OMS emitiu suas primeiras recomendações sobre gorduras trans desde 2002, dizendo que adultos e crianças deveriam consumir um máximo de 1% de suas calorias diárias na forma de gorduras trans.

 

O QUE SÃO GORDURAS TRANS ?

As gorduras trans são um tipo especifico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial. São lipídios insaturados que contem uma ou mais ligações duplas isoladas (não-conjugadas) em uma configuração trans e estão presentes principalmente nos produtos industrializados.Os alimentos de origem animal,como carne e leite,possuem pequenas quantidades dessas gorduras.

Para que servem as gorduras trans?

As gorduras trans formadas durante o processo de hidrogenação industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura solida à temperatura ambiente são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos.

Quais alimentos são ricos em gordura trans?

A maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados-sorvetes, margarinas,cremes vegetais,batatas-fritas,salgadinhos de pacote,pastelarias,bolos,biscoitos,bem como gorduras hidrogenadas e margarinas e os produtos preparados com esses ingredientes

Como é possível controlar o consumo da gordura trans ?

A leitura dos rótulos dos alimentos permite verificar quais alimentos são ou não ricos em trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência aqueles que tenham menor teor dessas gorduras ou que não as contenham.

O valor deve ser declarado em gramas presentes por porção do alimento. A porcentagem do Valor Diário de Ingestão (%VD)de gordura trans não é informada porque não existe requerimento para a ingestão dessas gorduras(ANVISA) .Ou seja,não hà um valor que deva ser consumido diariamente.A recomendação é que seja consumido o mínimo possível

Não se deve consumir mais de 2 gramas por dia.É importante também verificar a lista de ingredientes do alimento,em que é possível identificar a adição de gorduras hidrogenadas durante o processo de fabricação do produto.

“OMS recomenda para adultos e crianças consumir no máximo 1% de suas calorias diárias em forma de gordura trans”

PROIBIÇÃO

Leis com a finalidade de banir gorduras trans em alimentos foram passadas em diversos lugares do mundo. A Dinamarca foi o primeiro pais a banir óleos parcialmente hidrogenados em 2003. A Suíça aprovou leis contra gorduras trans em 2008, e diversas cidades dos EUA passaram legislação semelhante.

No Brasil, a partir do segundo semestre de 2006, as empresas foram obrigadas a declarar a quantidade de gorduras trans no rotulo dos produtos, de acordo com a resolução da ANVISA. Poucos produtos foram reformulados a fim de eliminar essa gordura de sua composição.

Fonte: REUTERS –Genebra 15/05/2018

ANVISA

Recommended Posts