07 de abril – Dia Mundial da Saúde

07 de abril – Dia Mundial da Saúde

A data comemorativa  foi criada com a finalidade de conscientizar a população sobre aspectos envolvidos com a saúde de um individuo.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril porque essa data coincide com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre prevenção.

A cada ano um tema relacionado com a saúde é escolhido e abordado ao redor do mundo por meio de campanhas de conscientização. Em 2015, por exemplo, o tema escolhido pela OMS foi “Segurança alimentar, do campo à mesa”, um tema que enfoca a necessidade de todos terem acesso a alimentos de qualidade, em quantidade adequada e de modo permanente.

Outros temas já trabalhados no Dia Mundial da Saúde foram doenças transmitidas por vetores (2014), hipertensão (2013),envelhecimento saudável(2012)etc. Em 2016,o tema abordado foi diabetes, uma doença que apresenta grande crescimento na população mundial,principalmente em países de baixa e media renda.Em 2017 foi a depressão,um transtorno que afeta pessoas de todas idades.

 

Segundo a OMS, o que é saúde?

Segundo a OMS, saúde pode ser definida como “um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade” isso quer dizer que uma pessoal saudável não é apenas aquela que não apresenta doença, mas, sim, aquela que esta bem consigo mesma e também apresenta uma boa relação com a sociedade.

 

Leia também:

 

07 de abril – Dia Mundial da Saúde

 

Constituição Federal de 1988 e a saúde

Independente se saúde diz respeito à ausência de doença ou a um estado de completo bem estar, ter saúde é um direito de todo cidadão, e o Estado deve garantir que todos tenham acesso a serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Segundo o Art. 196 da Constituição Federal de 1988,” a saúde é direito de todos e dever do Estado,garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos a ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção,proteção e recuperação”

Vale lembrar que garantir a saúde não é apenas investir em hospitais e oferecer medicamentos para os doentes. Investir em saúde é garantir saneamento básico para todos, é levar educação de qualidade para que todos possam estar informados a respeito dos riscos de determinadas ações e a forma de prevenir doenças, é garantir alimentação de qualidade e, principalmente, promover qualidade de vida.

 

OMS define 10 prioridades de saúde para 2019

A OMS tem metas ambiciosas para 2019. Entre os objetivos da agencia da ONU, esta a ampliação do acesso e da cobertura de saúde para atender a 1 bilhão a mais de pessoas na comparação com números atuais.

A instituição também quer garantir que 1 bilhão de indivíduos estejam protegidos de emergências de saúde.Para tirar essas resoluções do papel, a OMS estipulou dez prioridades para este ano.

A lista inclui o combate à poluição ambiental e às mudanças climáticas, infecções transmissíveis como o ebola, a dengue, a gripe e o HIV, doenças crônicas, relutância em vacinar e outros desafios de saúde publica.

 

Quer saber um pouco mais?
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/53292-saude-universal-e-o-tema-do-dia-mundial-da-saude-deste-ano

http://portalms.saude.gov.br/

Recommended Posts