Dia Mundial do Planeta Terra

Dia Mundial do Planeta Terra

O Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado em 22 de abril em todo o mundo

A data representa a luta em defesa do meio ambiente,de modo a promover a reflexão sobre a importância do planeta,a partir do desenvolvimento de uma consciência ambiental

Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 6 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa.Por esse motivo,devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.

Sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo planeta são finitos. Por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância do planeta.

 

Como surgiu a data?

A data foi criada por meio de um protesto ambiental que ocorreu em 1970, liderada pelo ativista ambiental e senador estadunidense Gaylord Nelson.

A manifestação acerca dos temas ecológicos ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland; daí a escolha da data para comemoração do Dia da Terra.

Com o auxilio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre questões ambientais. Alguns dos temas abordados foram a poluição, destruição do ambiente, desmatamento e efeito estufa.

A intenção também era pressionar o governo e assim, atingir alguns de seus objetivos. Após oito meses do evento, foi criado um órgão responsável pelos assuntos ambientais denominado de Agencia de Proteção Ambiental.

Esse momento representou um marco na historia da ecologia. A partir daí muitos encontros, conferências, debates foram sendo criados em torno da questão ambiental, como a Conferência de Estocolmo (1972)

No entanto, essa data foi implementada pela ONU quase 4 décadas após o movimento,ou seja, no ano de 2009.Alem disso,ela foi nomeada como Dia Internacional da Mãe Terra.

 

Desenvolvimento Sustentável

-Em 1987, no relatório “Nosso Futuro Comum”, a ONU destacou a importância de limites no uso de recursos naturais e conceituou o desenvolvimento sustentável “ aquele que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer o suprimento das gerações futuras” A iniciativa reforçava as ideias lançadas quinze anos antes pelo Clube de Roma no estudo “Os Limites do Crescimento”,conduzido com aval do Massachusetts Institute of Technology –MIT

Leia também:

 

 

Dia Mundial do Planeta Terra

Brasil:

A Constituição Brasileira de 1988 traz alguns pontos importantes que permeiam a sustentabilidade.

– O Estado e a sociedade devem garantir a proteção do meio ambiente, viabilizando qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

–  A atividade econômica deve harmonizar,entre outras coisas, a livre concorrência, a defesa ao consumidor e ao meio ambiente e a redução das desigualdade.

– O Poder Público deve atuar sobre produção e comercialização de métodos e substancias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente, que tanto pode se dar mediante instrumentos de comando e controle, quanto por meio de instrumentos de mercado, como são as compras públicas.

A busca por padrões sustentáveis para o bem-estar das futuras gerações requer mudanças de hábitos no cotidiano das empresas, dos governos e dos lares.

 

Dia Mundial do Planeta Terra

 

Referencias: Professora Lana Magalhães – www.todamateria.com.br

Blog:  www.comprasustentavel.com.br

 

Recommended Posts