BIM  – Building Information Modeling

BIM  – Building Information Modeling

O crescimento sustentável é função direta do desenvolvimento de novas tecnologias.

O futuro da indústria da construção civil esta desenhado, projetado em três dimensões e planejado com precisão milimétrica para injetar competitividade no setor e reduzir os custos das obras. Reduzir custos significa também reduzir desperdícios, reduzir geração de entulhos e por consequência, reduzir lixo.

O que é BIM e como a tecnologia tem revolucionado a indústria da construção

  • BIM é uma sigla para Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção).
  • A tecnologia permite criar modelos virtuais em 3D da obra, bem mais precisos e úteis do que os desenhos tradicionais em duas dimensões.
  • O BIM possibilita fazer um “ensaio” da obra no computador, prevendo toda sua sequencia com as diferentes etapas de execução.
  • Por conta da precisão dos projetos modelados em BIM, há redução de erros, interferências e retrabalhos, minimizando desperdícios e geração de resíduos.
  • Com a modelagem da construção e a previsão de todas as etapas, é possível extrair, automaticamente, todas as quantidades de serviços e componentes necessários para a execução da obra.
  • Integrados com modelos BIM, os sistemas de orçamento e planejamento tornam-se mais transparentes, já que os valores correspondem exatamente aos serviços e materiais fundamentais para finalizar o empreendimento.
  • BIM  - Building Information Modeling

 

A tecnologia BIM vista como revolucionaria no planejamento, execução e manutenção de empreendimentos avança no País. O momento de otimismo com sua disseminação ficou evidente no 2º Seminário Internacional BIM CBIC – o BIM em Obras Publicas, realizado em Brasília no dia 30 de maio. Organizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização do SENAI Nacional.

O avanço do BIM se dá, também, pela sinalização governamental de que a tecnologia é uma prioridade. No ano passado, a publicação do decreto que estabeleceu a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM foi um marco do compromisso do governo federal com a inovação no setor da construção. O resultado é que órgãos públicos como o DNIT têm se equipado para se inserir na nova realidade.

Leia também:

BIM  – Building Information Modeling

Os 9 objetivos da estratégia nacional de disseminação do BIM

 

  1. Difundir o BIM e seus benefícios
  2. Coordenar a estruturação do setor público para adoção de BIM
  3. Criar condições para o investimento público e privado na tecnologia
  4. Estimular capacitação em BIM
  5. Propor atos normativos para estabelecer parâmetros de compras e contratações públicas em BIM
  6. Desenvolver normas técnicas, guias e protocolos específicos para a adoção de BIM.
  7. Desenvolver plataforma e biblioteca nacional em BIM
  8. Estimular o desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias relacionadas ao BIM
  9. Incentivar a concorrência no mercado por meio de Padrões neutros de interoperabilidade de BIM

 

ABNT trabalha para entregar conjunto de normas

Disseminar boas praticas e estabelecer padrões para utilização da nova metodologia. Com esses objetivos em mente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) trabalha para elaborar um conjunto de normas sobre o BIM. A previsão é de que as diretrizes sejam publicadas até o final de 2020.

A Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção se debruça sobre quatro grupos principais de normas sobre o BIM, que englobam desde a classificação da informação da construção até normas para processos que utilizam a tecnologia, entre outros conceitos e princípios.

 

Pequenas e medias empresas….

Corporações que não tem um orçamento especifico para investir em tecnologia podem se assustar com o custo de implementação do BIM.O que se torna um fator para afasta-las das novas ferramentas.Só que pequenas e medias empresas que mergulharam na inovação compartilham historias de sucesso financeiro a partir do investimento.

 

 

Fonte: 2º Seminário Internacional BIM CBIC em Obras Públicas-Brasilia.

 

Recommended Posts