Hidroeletricidade

Hidroeletricidade

A ENERGIA DA ÁGUA

Representantes de mais de 170 países chegaram a um consenso na Conferencia de Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, em Johanesburgo (2002), e no 3º Fórum Mundial da Água, em Kyoto (2003): toda geração hidrelétrica é renovável e merecedora de apoio internacional.

Hidroeletricidade

Leia também:

Hidroeletricidade

Razões que os levaram a esta conclusão:

1. Hidroeletricidade é uma fonte renovável de energia.

A hidroeletricidade usa a energia da água corrente, sem reduzir sua quantidade. Portanto, todos os empreendimentos hidrelétricos, de pequeno ou grande porte, a fio de água ou de armazenamento, enquadramse no conceito de fonte de energia renovável.

2. Hidroeletricidade viabiliza a utilização de outras fontes.

As usinas hidrelétricas com reservatório de acumulação oferecem flexibilidade operacional incomparável, uma vez que podem responder imediatamente às flutuações da demanda de eletricidade. A flexibilidade e capacidade de armazenamento das usinas hidrelétricas as tornam o meio mais eficiente e econômico para dar suporte ao emprego de fontes intermitentes de energia renovável, como a energia solar ou a energia eólica.

3. Hidroeletricidade promove a segurança energética e preços.

A água dos rios é um recurso domestico e, ao contrario do combustível ou gás natural, não esta sujeita a flutuações de mercado. Alem disso, a hidrelétrica é a única grande fonte renovável de eletricidade e sua relação custobenefício, eficiência, flexibilidade e confiabilidade ajudam a otimizar o uso de usinas térmicas.

4.Hidroeletricidade é para armazenamento de água potável.

Os reservatórios das usinas hidrelétricas coletam a água, que pode então ser usada para consumo ou para irrigação. Ao armazenar água, eles protegem os aquíferos contra o esgotamento e reduzem nossa vulnerabilidade a inundações e secas.

5.Hidroeletricidade aumenta a confiabilidade do sistema elétrico.

A operação dos sistemas elétricos depende de fontes de geração rápidas e flexíveis para atender às demandas de pico, manter os veis de tensão do sistema e restabelecer prontamente o fornecimento após um blecaute. A energia gerada por instalações hidrelétricas pode ser injetada no sistema elétrico mais rapidamente do que a de qualquer outra fonte energética. As capacidades das usinas hidrelétricas de irem do zero à produção máxima, de forma rápida e previsível, as tornam excepcionalmente adequadas para atender ás alterações de consumo e fornecer serviços auxiliares ao sistema elétrico que mantenham o equilíbrio entre a oferta e a demanda de eletricidade.

6.Hidroeletricidade ajuda a combater mudanças climáticas

O ciclo de vida da hidreletricidade produz quantidade muito pequena de gases do efeito estufa (GHGgreenhouse gases). Ao emitir menos GHG que usinas movidas a gás, carvão ou petróleo, a hidreletricidade pode ajudar a retardar o aquecimento global. Embora somente 33% do potencial hidrelétrico disponível tenha sido aproveitado, a hidroeletricidade atualmente evita a emissão de GHG correspondente à queima de 4,4 milhões de barris de petróleo diariamente, em âmbito mundial.

7.Hidroeletricidade melhora o ar que respiramos

As usinas hidrelétricas não produzem poluentes do ar. Muito frequentemente,elas substituem a geração a partir de combustíveis fosseis,reduzindo assim a chuva acida e a fumaça. Alem disso, os empreendimentos hidrelétricos não geram subprodutos tóxicos.

8.Hidroeletricidade contribui significamente para o desenvolvimento

As instalações hidrelétricas trazem eletricidade, estradas, indústria e comercio para as comunidades, desenvolvendo assim a economia, ampliando o acesso à saúde e à educação, melhorando a qualidade de vida. A hidroeletricidade é uma tecnologia conhecida e comprovada há mais de um século. Seus impactos são bem compreendidos e administráveis, mediante medidas de mitigação e compensação de danos. Ela oferece um vasto potencial e esta disponível onde o desenvolvimento é mais necessário.

9.Hidroeletricidade significa energia limpa hoje e amanhã.

Com um tempo médio de vida de 50 a 100 anos, os empreendimentos hidrelétricos são investimentos de longo prazo que podem beneficiar diversas gerações. Eles podem ser facilmente atualizados para incorporar tecnologias mais recentes e tem custos muito baixos de operação e manutenção

10.Instrumento fundamental para o desenvolvimento sustentável

Os empreendimentos hidrelétricos que são desenvolvidos e operados de forma economicamente viável, ambientalmente sensata e socialmente responsável, representam desenvolvimento sustentável em sua melhor concepção. Isto é:

”desenvolvimento que atende hoje às necessidades das pessoas, sem comprometer a capacidade das
futuras gerações de atender suas próprias necessidades”

Hidroeletricidade

Fonte:ITAIPU BINACIONAL

www.itaipu.gov.br

Recommended Posts