Azeite de Dendê

Azeite de Dendê

Azeite de dendê, também conhecido como óleo de palma.

Azeite de Dendê

Quem tem o habito de ler os rótulos dos produtos alimentícios antes de compralos, sempre se depara com as palavras “óleo vegetal”, que, sem especificar de qual vegetal se trata, a inscrição pode esconder a presença do óleo de palma, um óleo muito utilizado pela indústria e cada vez mais associado a problemas de saúde e ambiental.

Por ser um óleo versátil e de baixo custo, também na indústria de cosméticos o óleo de palma vem sendo usado com frequência na fabricação de cremes, sabonetes e detergentes destinados à higiene pessoal. E, na indústria alimentícia, este óleo esta presente também em produtos ditos “saudáveis”: orgânicos, vegetarianos, veganos, etc.

 

Mas por que este óleo faz mal a saúde e ao ambiente?

O problema é o seu elevado teor de gordura saturada, que pode chegar a 50% no caso do óleo de palma derivado da fruta e a 80% no caso do óleo extraído da semente de palma, um ótimo componente para aumentar os níveis de colesterol ruim no sangue.

Para ser usado pela indústria, este óleo fica em um estado oxidado com uma consistência semisolida a temperatura ambiente, o que é muito útil para as suas utilizações química e alimentícia, mas a sua oxidação pode causar diverso tipos de intoxicação ao corpo. No entanto, o óleo de palma bruto (não refinado) é muito rico em betacaroteno e vitamina E, mas quando refinado, aquecido ou modificado, perde muitos destes benefícios.

Leia também:

Azeite de Dendê

Ao Ambiente

Financeiramente, o óleo de palma é um óleo de baixo custo de produção e é essa a causa da sua utilização maciça nos últimos anos para responder á demanda de uma indústria que precisa de um óleo versátil, de baixo custo e utilizável em muitos campos de aplicação.

Mas o cultivo do óleo de palma (azeite de dendê) esta subtraindo florestas de valores inestimáveis, que abrigam ecossistemas únicos no mundo, como as florestas da Indonésia, que vem sendo queimadas frequentemente para darem espaço às novas mudas da planta produtora do óleo de palma. Alem da destruição da biodiversidade local, a fumaça causada pelo fogo emite muito CO2 na atmosfera.

Os biomas mais prejudicados são as florestas da Malásia e da Indonésia, onde se produzem 87% do óleo de palma consumido no mundo. O Brasil não é um grande produtor, contribui para 0,5 % da produção mundial. A maior vinda do Para.

Muitos produtores estão escrevendo em suas embalagens:

“ não contem óleo de palma”

Em vista do consumidor cada vez mais informado e preocupado com a própria saúde e com a preservação da natureza.

 

Do que é feito o azeite de dendê no Brasil

Azeite de Dendê

O azeite de dendê é o resultado do esmagamento das sementes de um tipo de palmeira, chamada dendezeiro, que apesar de ser típica da África foi trazida para o Brasil pelos portugueses na época da colonização. Para sua preparação é necessário colher os frutos da palmeira e cozinhar usando água ou vapor que permite que a polpa seja separada da semente. A seguir a polpa é pressionada e o óleo liberado, tendo a mesma cor alaranjada do fruto.

O azeite de dendê serve para temperar alimentos, como saladas, ou dar sabor em refogados, como o caruru, sendo um ingrediente indispensável na culinária baiana.

 

Fontes: www.greenme.com.br

www.tuasaude.com.br

www.comprasustentavel.com.br

Recommended Posts