Hackathon – TCE/USP

Hackathon – TCE/USP

A palavra vem da mistura de duas outras palavras: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, de maratona.

 

ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Hackathon - TCE/USP

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo promovem, entre os dias 5 e 19 de outubro, uma maratona de programação voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para o acompanhamento da evolução dos Objetivos Sustentáveis no Estado de São Paulo.

Batizado de “DeepHack 2019” o hackathon é organizado pela CodeLab Initiative grupo de extensão universitária criado para incentivar a inovação tecnológica e formado por três unidades da USP:Butantã,São Carlos e Leste.O tema dessa edição será “ Identificando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,da Agenda 2030 da ONU,a partir de dados do TCESP”

Espaços criados para a experimentação de novos projetos, os hackathons estimulam a criatividade e a resolução de problemas em um curto espaço de tempo.

Durante o desafio, serão analisadas informações do TCESP relacionadas aos objetivos 6 ( água potável e saneamento),11(cidades,e comunidades sustentáveis)e 12 (consumo e produção responsáveis),todos vinculados aos resíduos sólidostema central de estudo do Observatório do Futuro neste ano.

Os ODS fazem parte da chamada Agenda 2030, compromisso global formado por 17 objetivos e 169 metas fundamentados nos três pilares do desenvolvimento sustentável:

  • Crescimento econômico
  • Inclusão Social
  • Proteção ao meio ambiente
Leia também:

Hackathon – TCE/USP

OBSERVATÓRIO DO FUTURO TCE

O Tribunal de Contas e o PNUD (programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, braço da ONU responsável pelos ODS) firmaram, em 2017, um memorando de entendimentos para facilitar a colaboração e a troca de informações entre os dois órgãos.

Fruto dessa parceria, o Observatório do Futuro foi criado para auxiliar o Estado e as Prefeituras na implementação da Agenda 2030 e também para acompanhar a evolução desse processo nos dois níveis de governo.

Para isso, o núcleo de monitoramento do ODS desenvolvera estudos e atividades de capacitação de servidores, colaborando ainda na sistematização e divulgação de dados e de boas praticas. Uma cartilha já foi elaborada para explicar o que são os ODS e como o TCESP pode ajudar Prefeitos e Governo do Estado a aderir ao projeto.

 

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030. Com 17 objetivos e 169 metas, os ODS estão fundamentados nos três pilares do desenvolvimento sustentável: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente.

O cumprimento desta agenda é tarefa extremamente desafiadora. Abrange questões que vão da erradicação da pobreza ao consumo responsável, passando pela igualdade de gênero, saúde pública, educação, pelo combate às mudanças no clima e o fortalecimento das instituições democráticas.

Para o sucesso de um projeto tão ambicioso, é imprescindível que cada país estabeleça estratégias, políticas, planos e programas consistentes com cada uma das metas e que a evolução do processo de implementação seja regularmente monitorada.

O tempo é curto e o desafio, enorme, já que os ODS devem ser cumpridos ate 31 de dezembro de 2030. A hora de nos comprometermos, portanto, é agora.

Hackathon – TCE/USP

Fontes: www.superacessoinfo.com.br

www.internetinnovation.com.br

www.tce.sp.gov.br/observatorio

www.comprasustentavel.com.br

Recommended Posts