Embalagens Sustentáveis

Embalagens sustentáveis são aquelas feitas de materiais orgânicos, recicláveis ou biodegradáveis e cuja produção demanda menos energia e recursos naturais.

Outro aspecto importante de se pensar na hora de considerar uma embalagem como sustentável é o seu descarte. É importante que os impactos causados ao meio ambiente na hora do descarte sejam reduzidos para que a embalagem possa se enquadrar nessa categoria.

O uso de embalagens retornáveis representa uma boa maneira de conscientizar a população sobre a importância em preservar os recursos
naturais, que são limitados e já começam a ficar escassos.

EXEMPLOS DE EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS

1. Embalagem de Vidro:
As embalagens de vidro são consideradas sustentáveis apesar de utilizarem areia em sua produção. Elas podem ser facilmente
reutilizadas (até mesmo em casa), não liberam substancias toxicas e podem ser recicladas diversas vezes.
A vantagem do vidro em relação às embalagens biodegradáveis (que utilizam matéria-prima vegetal) é que a sua produção não compete espaço com a produção de alimentos.

2. Embalagem de alumínio:
Apesar de dependerem da atividade mineradora, as embalagens de alumino podem ser consideradas sustentáveis, pois são infinitamente recicláveis. Alem disso, o alumínio não é toxico para o organismo.

Embalagens Sustentáveis

3. Embalagem de cogumelo:
As embalagens de cogumelo são feitas a partir de raízes de cogumelo crescidas em folhas mortas, húmus e uma variedade de substancias, que levam a materiais de diferentes texturas, flexibilidade e durabilidade. As desvantagens da embalagem biodegradável de cogumelos são seu elevado custo e o fato de ser potencialmente competitiva com recursos que poderiam ser utilizados para produzir alimentos.

 

 

4. Embalagem de papel reciclado:
As embalagens de papel reciclado também são embalagens sustentáveis. Elas são desenvolvidas principalmente para exercer a função de proteção de utensílios que precisam ser carregados. Os principais benefícios das embalagens de papel reciclado são a potencialização do tempo de vida do produto e a maximização do valor extraído das matérias-primas. Outra vantagem é a energia economizada.

Embalagens Sustentáveis

5. Embalagem de fécula de mandioca:
Elas são compostáveis, biocompatíveis e recicláveis. No entanto, o custo é mais que o dobro do que se paga pelo isopor. E elas só podem ser utilizadas para alimentos secos ou de consumo imediato. Do contrario, em contato com umidade por muito tempo, se desmancham.

 

 

 

6. Embalagem de bagaço de cana-de-açúcar:
Uma jovem curitibana criou embalagens biodegradáveis para substituir o isopor.Sayuri Magnabosco,de apenas 16 anos,utilizou bagaço de cana para fazer um material que se decompõe em apenas um mês.

7. Embalagem de plástico PLA:
O plástico PLA, plástico de poliácido láctico, é um plástico biodegradável que pode ser utilizado como embalagem alimentícia, cosmética, na produção de sacolas, garrafas, canetas, vidros, tampas, talheres, entre outros. No processo de produção do plástico PLA, as bactérias produzem o acido lático por meio do processo de fermentação de vegetais ricos em amido, como a beterraba, o milho e a mandioca. Alem de biodegradáveis, as embalagens feitas de plástico PLA são recicláveis mecânica e quimicamente, biocompativeis e bioabsorviveis. Elas são obtidas de fontes renováveis (vegetais) e ,quando descartadas corretamente,transformam em substâncias inofensivas porque são facilmente degradadas pela água.  A desvantagem do plástico PLA é que o custo de produção da embalagem ainda é elevado, o que torna o produto mais caro que os convencionais.

8. Embalagem de fibra de coco:
As embalagens de fibra de coco foram desenvolvidas principalmente para embalar alimentos. Diferente de alguns tipos de plástico, as embalagens de fibra de coco não são nocivas ao organismo humano. São embalagens sustentáveis, pois não demandam muita tecnologia para serem desenvolvidas,são feitas a partir de matéria prima nacional,podem voltar para a fabrica para serem recicladas e podem ser biodegradadas se colocadas no solo.

Leia também:

Embalagens sustentáveis

Sustentabilidade de verdade

As embalagens são uma necessidade cada vez maior por conta da corrida vida moderna e acabam sendo muito uteis. Mas vale sempre lembrar que o melhor jeito de evitar os danos causados por elas é não usá-las. Principalmente as de plástico, que quando descartadas incorretamente ou quando escapam de aterros por meio de vento e da chuva, por demorarem muito tempo para se decompor,tem seus riscos,como sufocamento de animais,entrada na cadeia alimentar,contaminação por disruptores endócrinos,entre outros aumentados.

SEMPRE DESCARTAR CORRETAMENTE AS EMBALAGENS!

Fontes:

www.comprasustentavel.com.br
www.ecycle.com.br

Recommended Posts