Cidade Inteligente

Cidade Inteligente

Crescimento Sustentável

Uma cidade inteligente (CI) é, acima de tudo uma área urbana que usa tipos diferentes de sensores eletrônicos da Internet das Coisas (IoT)para coletar dados e usá-los para gerenciar recursos e ativos eficientemente.

Ou seja, esses dispositivos são processados e analisados para monitorar e gerenciar sistemas de trafego e transporte, usinas de energia, redes de abastecimento de água, gerenciamento de saneamento básico, detecção de crimes, sistemas de informação, escolas, livrarias, hospitais, shoppings e diversos outros serviços para a comunidade.

Cidade Inteligente

Acima de tudo, o conceito de Cidade Inteligente integra a tecnologia da informação e comunicação (TIC), vários dispositivos físicos conectados à rede IoT para otimizar a eficiência das operações e serviços da cidade e conectar-se aos cidadãos.

A tecnologia da cidade inteligente permite que as autoridades da cidade interajam diretamente com a infraestrutura da comunidade e da cidade, podendo por exemplo, monitorar o que está acontecendo na cidade e como a cidade está evoluindo.

As tecnologias de informação e comunicação são usadas para melhorar a qualidade, desempenho e interatividade dos serviços urbanos, da mesma forma,  reduzir custos e consumo de recursos e aumentar o contato entre cidadãos e governo.

As cidades inteligentes podem ajudar tanto o poder público a reconhecer problemas em tempo real, quanto o cidadão a produzir informações, certamente, auxiliando a mapear, discutir e enfrentar essas dificuldades.

Uma CI pode, portanto, estar mais preparada para responder a desafios do que uma cidade com um simples relacionamento “passivo” com seus cidadãos.

*No entanto, o termo continua pouco claro para suas especificidades e, portanto, aberto a muitas interpretações.

Cidades pós-pandemia: incentivo a tecnologia

As principais mudanças tecnológicas, econômicas e ambientais geraram interesse em cidades inteligentes, além disso, mudança climática, reestruturação econômica, mudança para consumo por varejo e entretenimento on-line, populações envelhecidas, crescimento da população urbana e pressões nas finanças publicas.

Cidade Inteligente

Uma Cidade Inteligente usa Tecnologias da Informação e Comunicação para:

  1. Fazer uso eficiente de estrutura física da cidade: ruas, estradas, ambiente urbano, escolas, unidades de saúde, praças, IoT através da Inteligência Artificial, Big Data e Analise de Dados, para, por fim, retornar benefícios no desenvolvimento econômico, social e cultural
  2. Envolver-se efetivamente com a população local na governança e decisão local, usando processos abertos de inovação e participação eletrônica, então, melhorando a inteligência coletiva dos órgãos da cidade por meio da governança eletrônica, com ênfase na participação popular e cooperação do cidadão no desenvolvimento da cidade.
  3. Inteligência de Instrumentação: onde a infraestrutura da cidade é aperfeiçoada por meio da coleta de dados em tempo real, com analise e modelagem preditiva nos bairros da cidade, através da Inteligência Artificial.

Cidade Inteligente

Isso é implementado através de:

-uma infraestrutura de IP comum, aberta a pesquisadores para desenvolver aplicativos.

-sensores, medidores e dispositivos wireless transmitindo informações ao vivo

-varias residências recebem medidores inteligentes de energia para analisar o cosumo e reduzir o uso de energia

-compactadores de lixo movidos a energia solar, estações de carregamento de automóveis elétricos e lâmpadas que gastam menos energia

Alguns dos campos importantes a serem observados na consideração de uma Cidade Inteligente:

– Inovação em indústrias, bairros e distritos da cidade

-Mão de obra qualificada com educação e emprego para todos

-Qualidade do transporte público urbano

-Rede elétrica inteligente

-Proteção ambiental

-Qualidade de serviços de saúde

-Segurança publica

-Serviços administrativos públicos para a população

-Democracia participativa e direta

-Qualidade de vida populacional

Uma Cidade Inteligente

 

Fontes: www.comprasustentavel.com.br

www.wikipedia.org

Recommended Posts