Vantagens e desvantagens da energia solar 

Vantagens e desvantagens da energia solar

Energia solar fotovoltaica é parceira da mobilidade urbana

 

Veículos Elétricos

Os avanços tecnológicos estão ganhando ainda mais força diante dos esforços globais para a redução de gases de efeito estufa. A energia solar e a mobilidade elétrica, por exemplo, são tendências sinergéticas para um Brasil sustentável.

Vantagens e desvantagens da energia solar 

A fonte fotovoltaica, por meio da GD (geração distribuída), vem se tornando uma aliada no crescimento do país, uma vez que a produção de energia por meio da radiação do sol contribui também para abastecer os eletropostos dos veículos elétricos.

A tecnologia para produzir eletricidade a partir de fonte renovável, sem poluir, dos carregadores elétricos e dos veículos sem emissão de poluentes é a aposta da vez. Veículos tanto para uso pessoal,quanto para o comercial ou setor publico.

Utilizar meios de transporte que não agridam o meio ambiente faz um enorme bem ao ser humano.

VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR

A principal vantagem da energia solar é que ela é renovável pois o calor do sol ainda permanecera ativo durante alguns bilhões de anos. Assim sendo, toda produção de energia que conte com a utilização da radiação solar não terá preocupações quanto à sua finitude, ao contrario do que ocorre com outras fontes.

Outro fator positivo é que essa disponibilidade não requer nenhum tipo de adaptação, pois nas áreas de maior insolação, a energia solar esta sempre presente sem a necessidade da intervenção humana, ao contrario do que ocorre, por exemplo, com as hidroelétricas que são necessárias alterações relevantes nos leitos dos rios.

Soma-se a esse fato a disponibilidade gratuita do calor do sol, sem a necessidade de qualquer tipo de controle de suas fontes em caso de utilização.

Vantagens e desvantagens da energia solar

Além de tudo isso, a energia solar é considerada uma forma limpa de produzir energia. Isso não significa necessariamente que ela não gere impactos, mas pelo menos não emite poluentes na atmosfera. Por esse motivo sua utilização significa uma menor emissão de gases na atmosfera por outras fontes de energia.

Para a produção de energia solar, também não são necessárias grandes áreas e nem qualquer tipo de desmatamento, nem mesmo nas grandes usinas solares. Essas ultimas, no entanto precisam localizar-se em áreas afastadas por causa do grande calor gerado no ambiente ao seu redor.

Além disso, é possível produzir energia para lugares remotos. Por diversos motivos técnicos, a energia solar é, inclusive, bastante recomendada para a geração de energia para lugares distantes. A instalação de placas solares também pode auxiliar no abastecimento elétrico de pequenas vilas ou casas situadas em pontos isolados e com baixas densidades demográficas.

Por fim, destaca-se também a baixa necessidade de manutenção que a tecnologia da energia solar possui esta cada vez mais avançada. Em geral, a durabilidade dos equipamentos utilizados é elevada embora os custos de reposição das peças e materiais sejam altos em casos de problemas de funcionamento.

DESVANTAGEM

Dentre as desvantagens do uso da energia solar, pode-se destacar, o custo acentuado que a sua tecnologia possui, principalmente nas placas fotovoltaicas que contam com um nível mais avançado de complexidade. No entanto, com o tempo, a tendência e que tais custos sofram diminuições.

Vantagens e desvantagens da energia solar 

Hoje já existem varias fontes de financiamento para instalação do sistema, inclusive residencial.

Fontes:

www.comprasustentavel.com.br

https://brasilescola.uol.com.br – PENA,Rodolfo F.Alves

 

Recommended Posts